Imagem capa - Capturando BOAS FOTOS em eventos com BAIXA LUZ por Thiago Barcelos Gomes
Dicas de Fotografia

Capturando BOAS FOTOS em eventos com BAIXA LUZ

Toda ambiente em que haverá um evento a ser fotografado deve ter uma boa iluminação, antes de mais nada. Mas nem sempre isso é possível. As vezes o que temos é o que temos e existem alguns equipamentos que ajudam muito na hora de lidar com baixa luz num evento de casamento por exemplo ou balada.

È claro que um bom flash faz toda diferença, mas vou falar de outros aspectos aqui.

Ter uma câmera Full Frame já faz uma diferença incrível na qualidade de captação de fotos em qualquer situação. Em ambientes de pouca luz principalmente. Uma lente clara também faz toda a diferença. Eu já vi os dois lados da moeda. A comparação, o diferencial entre uma full frame e uma câmera crop é grande.

O que é uma Câmera Full Frame e como ela pode me ajudar?

Em resumo, câmeras full frame tem um sensor maior e conseguem lidar melhor com pouca luz. Eu tenho uma EOS Canon 6D. A Canon 6D é uma Full Frame que aguenta ISOS bem altos com um impacto baixo em relação ao ruído. Captura fotos em ISO 3200, 4000 e 5000 com boa qualidade nesses ambientes de baixa luz.

Outro item essencial na hora de fotografar em ambientes mais escuros é uma lente clara. Lentes claras são lentes com aberturas maiores do diafragma, que possibilita maior entrada de luz na câmera e consequentemente fotos mais claras.

O mais importante na hora de fotografar em ambientes de baixa luz é acertar o fotômetro. Capturando a imagem com a configuração de ISO adequada evita a perda de qualidade da foto na edição e tratamento da imagem no Câmera Raw.

Não se deve recuperar muitos pontos de exposição no programa para clarear a imagem e sim configurar a câmera pra já obter no click uma foto equilibrada.

Uma foto capturada em ISO 5000 bem fotometrada tem menos ruido que uma fotografia capturada em iso 2500 editada em mais 2 ou 3 pontos de exposição nos programas de edição. Esse é um erro comum entre fotógrafos iniciantes, sempre deve-se ficar atento ao fotometro.

Além disso tudo é importante conhecer os limites da câmera. Sabendo os limites você saberá quando será melhor mudar de local pra tirar determinada foto, por exemplo.

Boas fotos a todos!